segunda-feira, 7 de junho de 2010

Evolução - Todos são capazes!

Encontrei uma amiga este final de semana e conversamos um pouco sobre Psicopatologia Criminal. Na realidade conversamos sobre como eu farei para me matricular nesta cadeira na UFRGS como diplomada que sou. É a matéria que mais me "atiça"! Me fascina este estudo e me faz visualizar novamente tudo o que tinha em mente quando ainda era uma universitária fazendo um TCC dentro do Presídio Central de Porto Alegre. Na época tinha muitas idéias e ideais...os quais foram se apagando com o passar do tempo. Mas hoje, retomo esta vontade que sempre impulsionou meus estudos ligados à psicologia criminal e tenciono novamente os trabalhos de reinserção do apenado à sociedade.
Muitos devem se perguntar: "-Mas porque isso?" "-Porque alguém devotaria tempo a quem escolheu o caminho escuro da vida?" "-Porque alguém perderia tempo com quem decidiu não respeitar as leis ao invés de se ocupar com outro tipo de coisa?"
Pois as respostas são muito simples, pelo menos para mim as respostas são tão simples que não consigo ver nada de errado nisso.
Vejamos:
Me formei em Direito em janeiro de 2007. A mente humana sempre me intrigou, ou melhor, assassinos em série, maníacos ou quaisquer outros tipos de criminosos sempre me deixaram pensando: POR QUE? O que leva alguém cometer crimes? O que leva alguém a matar por prazer? Que prazer é esse? Onde está o sentimento de culpa?... dentre outras perguntas muito mais complexas com respostas mais complexas ainda, quiçá existam respostas... Mas isso já é tema que não cabe ser discutido aqui... estas motivações serão respondidas oportunamente. O intuito deste texto é esclarecer outros "porquês". E são os mesmos motivos que e levaram a auxiliar animais abandonados ao invés de ajudar crianças em abrigos. São os mesmos motivos que me levaram a trabalhar com crianças soropositivas ao invés de trabalhar com crianças saudáveis com maiores chances de conseguirem uma adoção. São os mesmos motivos pelos quais eu prefiro auxiliar idosos em um asilo super pobre do que me dedicar aos idosos do Padre Cacique. Alguém consegue perceber a diferença? A diferença está na palavra EXCLUSÃO.
Prefiro os exluídos! São os que mais precisam! Prefiro estender a mão para quem quase não tem, não teve ou nunca terá chance alguma na vida do que me juntar a grupos bonitinhos de auxílio. Isso não é uma crítica. De forma alguma! Pelo contrário. Acho que TODA forma de auxílio é válido. Só estou expondo desta forma para que vejam que é lá na exclusão onde prefiro colocar a mão na massa. E existe grupo mais excluído que os apenados?
Pois é ali que quero focar. É ali que acredito que pode ser feito algo relativo a salvar alguém. É ali que quero colocar minha crença no poder de regeneração, no poder de mudança do ser humano. Grande parte está ali porque ninguém acredita neles. Ninguém estende a mão. Eles não tem ninguém que confie neles e não tem ninguém por quem lutar.
Não. Defititivamente não sou louca de pensar assim. Só acho que de nada adiantam os ensinamentos que venho tendo em minha vida se não for para colocá-los em prática. Eu creio no ser humano. Aprendi a crer, aprendi que somos a maior criação do Universo.
Não existiria motivo algum para a reencarnação se não fosse a evolução dos seres. Espíritas são os primeiros a crerem na mudança do ser humano. Caso contrário, todas as teorias espíritas ou espiritualistas cairíam por terra. Eu creio no ser humano, creio na capacidade de evolução de cada ser. Creio que cada um de nós, que foi feito à imagem e semalhança de Deus Pai, é um ser perfectível. É um ser mutante. Quem não crê nisso, que enterre as teorias espíritas, que enterre o Evangelho!
Não somos ninguém para julgar! Estamos aqui para evoluirmos, para estender a mão, para ajudar, para trabalhar na caridade!
As pessoas mudam sim! E sou feliz por acreditar nisso! Eu mudei e continuo mudando! A palavra de ordem é EVOLUÇÃO! Instruam-se e evoluam! Creia no ser humano, dê a mão, ame!

Nenhum comentário: