sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Comunique-se

Tem momentos em que mensagens de celular ou e-mails devem ser estancados antes que comecem a sangrar.
A comunicação é a chave para relações bem sucedidas. Quando nos comunicamos por escrito, há grande probabilidade do receptor entender de forma contrária ou ficar em dúvida do que o emissor quis transmitir.
Sempre fui adepta de que conversas sérias deveriam ser discutidas somente ao vivo, olho no olho. Mas quando a gente vê, já escreveu e já mandou...e aí é que mora o perigo. Se até alguém que te conhece pode pegar aquela informação e interpretá-la erroneamente, imagina o estrago que isso faz em alguém que não conhece suas expressões e seus trejeitos!
Pois bem, a comunicação verbal é somente 8%, enquanto a entonação soma 36% e  o corporal, outros 56%. O que isso te diz? A mim, estas informações deixam claro que uma comunicação para ser bem sucedida, deve conter estes 3 aspectos bem formulados. Não é uma questão de formalidades. É uma questão de deixar claro a que veio. 
Senão vejamos:
Quando você envia um e-mail, muitas vezes o receptor receberá as palavras constantes ali de uma forma reta, ou seja, não haverá emoção e dificilmente ele conseguirá ver a mensagem da exata forma como o emissor quis passar.

Três características que obstaculizam a boa comunicação:
1) Costumamos focalizar nossa atenção quase que exclusivamente no conteúdo (palavra escrita);
2) Temos a ilusão de que nos comunicamos na mesma língua;
3) Pressupomos que o outro entende sempre o significado das nossas palavras e vice-versa.

As vezes o comportamento, que é o conjunto de atitudes e reações, não está em congruência com as palavras escritas. Como esta última somente traduz em 8%, o que você captará mais facilmente? O que seu inconsciente lhe dirá? 

Portanto, antes de se aventurar em e-mails ou mensagens, lembre-se que o olho no olho ainda é muito mais eficiente.
Confesso que sempre achei minha comunicação escrita muito eficiente, até perceber que nem todos têm a obrigação de adivinhar meu estado interno no momento em digito as palavras. 
Eu sei que quando escrevo "ai, ai..." muitos irão ler como um suspiro meu...outros lerão como um cansaço, outros, como se eu estivesse com alguma dor... somente saberá o que estou dizendo com esta expressão quem estiver ao me lado no momento em que eu a emitir.
Portanto, amados, vamos cuidar mais com o que queremos transmitir...se isso for de grande valia, mesmo que na informalidade (o que, convenhamos, dá muito mais cumplicidade nas relações), chame a pessoa no tête-à-tête e a diga o que você pensa, com todas as características de uma boa comunicação!
p.s.: leiam estas palavras com muito carinho no coração, pois foi assim que eu as escrevi...e se algum dia eu não conseguir expressar meus sentimentos através de palavras, leiam meu coração...e por meio do meu olhar, saberão...
Amanda Fontoura

Nenhum comentário: